fbpx
vender casa

Vender Casa: 6 Erros que não pode mesmo cometer!

Vender casa parece simples, particularmente num momento em que há muita procura e o crédito à habitação está mais acessível. No entanto, alguns erros frequentes dificultam a concretização de um negócio rápido e bem-sucedido.

Recorrer a uma agência imobiliária evita que, por desconhecimento ou falta de experiência, se cometam falhas graves. Por conseguinte, quem opta por vender casa com a ajuda de um profissional consegue fazê-lo a um preço mais vantajoso.

 

6 Erros cometidos frequentemente por quem quer vender casa

 

1. Sobrevalorizar emocionalmente o imóvel

Este é, provavelmente, um dos erros mais comuns ao vender casa e um dos que mais dificulta o negócio. É certo que, enquanto proprietário, terá tendência para valorizar o imóvel. Contudo, se não ajustar o valor aos preços de mercado, o número de visitas e propostas será menor do que o esperado.

A ajuda de um profissional faz, por isso, toda a diferença. Um consultor imobiliário não corre o risco de sobrevalorizar emocionalmente a sua casa. Com o conhecimento que tem do mercado imobiliário, conseguirá determinar o valor justo do imóvel.

 

2. Mencionar as características menos positivas da casa

Vender casa é como efetuar qualquer outra venda: a habitação deve ser dada a conhecer com todas as suas vantagens. Se mencionar as falhas do imóvel numa primeira abordagem, será difícil os potenciais compradores afastarem-se dessas ideias. Assim, poderão mesmo perder o interesse.

Cative-os antes que repararem nas falhas, dando a conhecer todas as potencialidades que a casa tem para oferecer: luminosidade, lareira, jardim, garagem, suite, etc. Quando for altura de referir as características menos boas, já estarão encantados com o imóvel.

A presença de um consultor imobiliário nas visitas é uma mais-valia. A sua experiência permite-lhe identificar facilmente os perfis dos visitantes e realçar os aspetos mais importantes da casa em função de cada um.

 

3. Vender “apenas” o imóvel

Quem compra casa fá-lo não só em função do imóvel, mas também da sua localização. Os interessados procuram também determinadas características na sua envolvência, tais como serviços, comércio, transportes e proximidade do centro. Durante as visitas, fale da sua experiência: do pão fresco que compra todas as manhãs na porta ao lado ou da farmácia a 3 minutos de casa.

 

4. Não dar espaço às visitas para explorar a casa

Durante as visitas, deixe os potenciais compradores à vontade para trocarem impressões, projetarem a sua casa e repararem nos detalhes. Se estiver sempre atrás e não permitir esta liberdade, as pessoas sentir-se-ão pressionadas e terminarão a visita rapidamente.

Vender casa passa por dar tempo e espaço aos interessados para se apaixonarem pela habitação. Se estiver acompanhado de um consultor imobiliário, aproveitem para trocar algumas opiniões enquanto os visitantes exploram a casa.

 

5. Rejeitar ofertas e contrapropostas

Não caia no erro de rejeitar a primeira oferta que recebe pelo imóvel. Por vezes, é mesmo a mais alta. Saiba que os imóveis tendem a desvalorizar quando estão no mercado há muito tempo, porque surgem desconfianças quanto à existência de algum problema maior.

Para vender casa rapidamente, importa também ouvir as contrapropostas que lhe apresentam (por exemplo, um arrendamento com possibilidade de compra após algum tempo). O seu consultor imobiliário poderá analisar consigo as vantagens e desvantagens de cada contraproposta.

 

6. Falhar na burocracia

Vender casa é um processo que exige muita burocracia. Com efeito, é fácil perder-se ou deixar escapar alguma coisa. Se não se sente seguro, o ideal é procurar alguém especializado e habituado a agilizar os trâmites legais da venda, garantindo que tudo corre bem.

 

Vender casa exige conhecimento e paciência, pelo que a ajuda de uma agência imobiliária é uma mais-valia inegável. No Grupo Solução RE/MAX, temos dezenas de profissionais disponíveis para o auxiliar neste processo, com profissionalismo e empenho. Conheça as vantagens exclusivas de vender o seu imóvel com os nossos consultores.

 

CONHECER VANTAGENS ⟶

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

mercado imobiliário 2022
O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022?
6 Junho, 2022By
academia solução
Academia Solução: A formação como elemento diferenciador
27 Maio, 2022By
mercado imobiliário 2022
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x