Vender ou arrendar um imóvel que já não utiliza é, com certeza, uma ótima ideia. Mas qual será a melhor opção? Esta questão é colocada por muitas famílias na hora de avançar.
Com o crescente dinamismo do mercado imobiliário, é um erro ter um imóvel fechado, sem qualquer tipo de uso. Assim, este é o momento para realizar um investimento rentável!
Deixe de lado as suas dúvidas e embarque num bom negócio. Fique, então, a conhecer as razões para vender ou arrendar a sua casa.
4 Razões para vender o seu imóvel
Sem dúvida, um boom atingiu o setor imobiliário. Consequentemente, a venda de casas disparou. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foram transacionadas 153.292 habitações em 2017. O número representa um aumento de 20,6% em relação a 2016. Este ano, a venda de casas permanece em alta. Por isso, é um excelente momento para vender ou arrendar a sua!
1. Recuperação económica
A retoma do poder económico faz sentir-se cada vez mais. A diminuição do desemprego, o alívio fiscal e o consequente aumento da capacidade de compra influenciam positivamente a aquisição de imóveis.
Normalmente, há um momento na vida em que ter casa própria se torna um enorme desejo. Dessa forma, e com base na melhoria do contexto económico, a compra de imóveis disparou. Vivemos, sem dúvida, uma ótima altura para vender o imóvel que não usa.
2. Aumento do preço dos imóveis
Com o crescente interesse pela aquisição de imóveis, o número de casas disponíveis é insuficiente. Uma vez que a procura é superior à oferta, os preços atingiram recordes máximos nos últimos anos.
Se tem um imóvel com qualidade e bem localizado, provavelmente conseguirá vendê-lo por um excelente valor. Este é, portanto, um momento para lucrar.
Para vender ou arrendar uma casa, escolha uma agência imobiliária de confiança, como é exemplo o Grupo Solução. Solicite uma avaliação do seu imóvel e simplifique o processo.
3. Investimento estrangeiro
Surpreendentemente, Portugal tornou-se um país atrativo no ramo imobiliário. São cada vez mais os estrangeiros interessados em investir neste setor, muitos no âmbito dos vistos gold.
Dado que os preços dos imóveis são mais acessíveis em comparação com os restantes países europeus, investir em Portugal tornou-se muito rentável. Assim, uns compram casas para habitação própria e outros, nomeadamente empresas, adquirem, reabilitam e depois vendem.
4. Facilidades no crédito à habitação
Atualmente, as instituições bancárias propõem condições interessantes no acesso ao crédito à habitação. Como consequência, a corrida aos imóveis intensificou-se.
A queda da taxa Euribor para mínimos históricos e a descida dos juros têm um impacto significativo no acesso aos empréstimos para habitação. Nesse sentido, é mais simples obter crédito e conseguir um valor de prestação mensal acessível.
Vender tornou-se, portanto, fácil e rápido. O processo pode ser ainda mais célere se recorrer a uma agência imobiliária reconhecida no mercado, como o Grupo Solução.
4 Razões para arrendar o seu imóvel
Questiona-se sobre a possibilidade de vender ou arrendar uma casa? Sabemos que, às vezes, é difícil abdicarmos definitivamente dos nossos bens. Assim, arrendar surge como uma excelente alternativa à venda.
Além disso, o mercado do arrendamento evoluiu e atingiu preços elevadíssimos, o que se traduz na oportunidade perfeita para arrendar o seu imóvel.
1. Aumento das rendas
Como resultado da elevadíssima procura e da oferta limitada, sobretudo nas áreas metropolitanas, os valores das rendas têm subido a pique. Quem procura habitação para arrendar sujeita-se aos valores praticados no mercado e ao que encontra dentro da tipologia procurada. Por conseguinte, quem tem um imóvel para colocar no mercado do arrendamento, consegue fazê-lo por um valor bastante elevado.
2. Rendimentos mensais fixos e constantes
O arrendamento de uma casa que já não utiliza é perfeito para usufruir de um rendimento extra. De acordo com a localização, tipologia e estado do imóvel, deve definir um valor justo para arrendar. Esta é a conjuntura exata para ter o equivalente a dois ordenados!
3. Manutenção do património
Certamente, o seu património tem muito significado para si. Pode não precisar do seu imóvel para viver, mas também não necessitar de o vender. Assim, o mais exequível será arrendar!
Cuide da casa, mantenha-a em boas condições e, um dia, passará para os seus filhos ou familiares. Além disso, ninguém sabe o futuro… Pode sempre precisar de voltar a residir lá. Por isso, arrendar é sempre uma boa opção.
4. Novas amizades
Conhecer pessoas novas e, quem sabe, construir relações de amizade faz parte deste processo. Para garantir que são pessoas de confiança, quererá, com certeza, conhecer bem os seus inquilinos.
Se existir simpatia de ambas as partes, é natural que, ao fim de algum tempo, partilhem experiências e acontecimentos. Muitos inquilinos, após deixarem a casa, mantêm contacto com os senhorios. Às vezes, até sugerem outro arrendatário que consideram de confiança.
Se pretende vender ou arrendar o seu imóvel e tem receio de não encontrar a pessoa certa, pode recorrer a uma agência imobiliária com profissionais para o auxiliarem.
Como pôde verificar, vender ou arrendar são opções muito rentáveis. Tudo depende da sua situação económica no momento e dos seus objetivos.
Não sabe quanto vale a sua casa? O Grupo Solução RE/MAX tem uma equipa especializada para o ajudar. Não perca mais tempo! Solicite a avaliação gratuita do seu imóvel e escolha a melhor opção!