Para agilizar o processo de vender casa, os proprietários devem sempre tentar valorizar o imóvel ao máximo. Um espaço ao qual muitas pessoas acabam por não prestar a devida atenção é a varanda.
As dimensões de uma varanda podem variar muito, mas é importante considerar formas de a conseguir tornar útil e atrativa. Um espaço exterior acolhedor e preparado para receber visitas pode ser muito valorizado por potenciais compradores.
A pensar em si e na melhor forma de preparar a sua varanda para o momento de vender a casa temos uma lista com 5 dicas. Inspire-se e ponha-as em prática!
1. Crie uma zona de refeições
Numa casa portuguesa, nunca é demais ter um espaço agradável para reunir a família ou os amigos à volta da mesa. Assim, caso o espaço da sua varanda o permita, deve colocar uma mesa e um conjunto de cadeiras confortáveis.
Esta área pode também ser usada no quotidiano, para tomar o pequeno-almoço ou almoçar e jantar. O espaço da sua varanda vai ser, sem dúvida, muito valorizado, especialmente para aproveitar os dias de sol e as noites mais quentes de verão.
2. Aposte numa confortável área de estar
Sabemos que, por vezes, o espaço numa varanda pode ser limitado. Se é esse o seu caso, temos uma alternativa: em vez de uma zona de refeições opte por uma área de estar. No momento de vender a casa, ter uma zona exterior bem decorada será certamente um ponto valorizado pelos compradores.
De acordo com a área disponível, pode dispor cadeirões, um pequeno sofá, uma mesa de apoio, puffs e almofadas. Crie um espaço com design para receber visitas ou simplesmente para relaxar ou ler um bom livro. São estes detalhes que ajudam os interessados a imaginar como será a sua vida na nova casa.
3. Decore com plantas ou crie uma horta de aromáticas
Outra boa opção para valorizar a sua varanda na hora de vender a casa é dar-lhe um toque de natureza. Se a sua opção passar por incluir plantas em vasos ou floreiras, pode colocá-los no chão e, neste caso, não deve ter receio de escolher plantas mais frondosas. Elas vão dar mais estilo e personalidade ao espaço.
Obviamente, isto vai sempre depender do espaço disponível. Para áreas mais reduzidas pode sempre colocar algumas plantas no peitoril ou pendurá-las no teto. O importante é incluir um elemento de natureza neste espaço.
Outra possibilidade é criar uma pequena horta de plantas aromáticas. Para além de embelezar e perfumar o ambiente, estas espécies podem ser usadas na culinária. Mais uma vez, caso não tenha muito espaço, pode colocá-las no peitoril da varanda ou criar uma horta vertical, instalando-a numa parede.
4. Dê mais vida à sua varanda
A pensar num comprador mais jovem ou requintado, a nossa sugestão é a instalação de um pequeno bar na sua varanda. Nessa área pode ter copos, garrafas e acessórios para preparar as melhores bebidas e cocktails em momentos de convívio com amigos e familiares.
Para um toque extra de sofisticação, pode instalar umas colunas de som na varanda, de modo a garantir a banda sonora ideal para esses eventos.
5. Crie um pequeno ginásio ao ar livre
Esta é uma dica que pode interessar aos adeptos do exercício físico, ajudando a vender a sua casa. Se tem uma varanda que quer valorizar e não sabe que tipo de funcionalidade lhe pode dar, porque não criar um mini-ginásio?
Pode colocar neste espaço uma bicicleta estática, uma elíptica ou uma passadeira. Caso a área seja diminuta, opte por um kit de halteres, fitas de TRX e um tapete onde possa fazer yoga ou abdominais, por exemplo.
Vender casa fica mais fácil com o Grupo Solução RE/MAX
Para os nossos consultores imobiliários, vender uma casa é mais do que um trabalho, é uma paixão. Se tem um imóvel para colocar no mercado, conte com os nossos profissionais para assegurar a gestão do processo.
Entre em contacto connosco ou dirija-se a uma das nossas agências e confie no Grupo Solução RE/MAX para vender a sua casa. Nós tratamos de tudo!