fbpx
avaliação de imóveis

6 Erros comuns na avaliação de imóveis ao vender casa

Fazer uma correta avaliação de imóveis é uma etapa essencial para poder fechar um bom negócio na hora de vender uma casa. No entanto, para um particular, é muito fácil cometer erros durante a fase de avaliação e existem alguns que são mais comuns que outros. Descubra-os neste artigo para os poder evitar!

 

6 Erros a evitar ao fazer uma avaliação de imóveis

 

1. Pesquisa de mercado insuficiente

Uma das fases essenciais na avaliação de imóveis é a pesquisa de mercado. É importante reunir um conjunto de informações pormenorizadas que ajudem a tomar uma decisão fundamentada sobre o valor a pedir pela sua casa.

Para além de se poder medir como está o mercado, em termos de oferta e de procura, devem ser também avaliados elementos e fatores que valorizam um imóvel.

Esta pesquisa deve ser feita:

  • Através dos motores de busca;
  • Nos portais imobiliários.

Uma coisa é certa, quanto menos informação reunir, maior será a probabilidade de fazer uma avaliação irreal e vir a perder dinheiro no negócio de venda da sua casa.

 

2. Deixar-se levar pela emoção

A avaliação de imóveis, muitas vezes, pode ser afetada pela sobrevalorização emocional que é feita pelos proprietários. Muitos deixam-se levar pelas memórias e lembranças que viveram no espaço, acabando por avaliar o imóvel acima do seu valor real.

Esta característica é totalmente subjetiva e não vai certamente ser valorizada pelos potenciais compradores. Estes vão estar focados em pontos concretos, como a localização ou o estado geral do imóvel a nível de pintura, condições dos pavimentos e outros pormenores, muito distantes da parte emocional.

Lembre-se que a sobrevalorização pode dificultar e arrastar o processo de venda do imóvel.

 

3. Fazer comparações indevidas

Uma coisa é investigar o mercado tendo em consideração múltiplos fatores. Outra coisa é fazer uma comparação direta entre imóveis que apenas parecem equivalentes à primeira vista.

A verdade é que cada casa, ou cada apartamento, requer uma análise concreta e individual. Cada imóvel tem características próprias que tanto o podem valorizar, como desvalorizar.

Mesmo habitações próximas e aparentemente idênticas podem ter uma avaliação distinta, simplesmente pela aplicação de materiais mais nobres na construção.

 

4. Recorrer a opiniões de terceiros não qualificados

Quando chega a altura de ponderar colocar uma casa no mercado para venda, a avaliação imobiliária é um passo crucial. Uma comparação e avaliação de imóveis bem feita é algo que demora o seu tempo uma vez que há muitos fatores a analisar.

Mas atenção: não se deve basear, de modo algum, em opiniões ou palpites de outras pessoas, como vizinhos ou familiares, que não estejam habilitados para o fazer. Tenha em mente que cada caso é um caso.

 

5. Hesitar em recorrer a apoio profissional

Se pondera vender uma casa, não tenha receio de procurar a ajuda de um profissional com experiência no mercado imobiliário. Com o auxílio de um consultor imobiliário vai conseguir compreender melhor os contornos complexos deste tipo de negócio.

Além das variações de preço, existem muitos elementos que vão influenciar o valor final que deve pedir pela sua casa. Obviamente que o “comum mortal” não é obrigado a conhecê-los, portanto, nada melhor do que recorrer a um especialista para aconselhar e acompanhar esta fase.

Muitos tendem a evitá-lo devido aos custos envolvidos na consultoria. No entanto, no final das contas, este é, geralmente, um investimento que compensa no momento de fechar o negócio.

 

6. Fazer más escolhas para a avaliação do imóvel

A escolha de um consultor imobiliário competente é também fulcral. A seleção deve recair sobre um bom profissional, que atue de modo transparente e que tenha resultados comprovados.

Na hora de escolher é importante que este profissional:

  • Tenha como área de atuação a zona do seu imóvel;
  • Tenha nome e experiência no mercado.

 

Saiba quanto vale o seu imóvel com a ajuda do Grupo Solução

Está a pensar em vender ou arrendar a sua casa ou apartamento? Precisa de recorrer a um serviço profissional de avaliação de imóveis? Conte com a ajuda do Grupo Solução RE/MAX para fazer um bom negócio.

 

Faça a avaliação do seu imóvel com o Grupo Solução

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

comprar casa
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By
consultor imobiliário
Consultor imobiliário: Como negociar de forma assertiva?
9 Março, 2022By
Kick off 2022 Grupo Solução
Kickoff 2022: A construir o futuro… Hoje!
8 Fevereiro, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x