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Angariação imobiliária: 5 Dicas para consultores imobiliários

A angariação imobiliária é uma parte essencial da profissão de consultor imobiliário. Consiste na prospeção de imóveis para venda, na sua promoção e no tratamento da burocracia associada.

Um bom profissional do setor imobiliário sabe que um imóvel é mais do que um edifício com paredes, portas e janelas. Compreende que fatores como a sua localização, a comunidade onde se insere ou as motivações do proprietário para vender têm um papel crucial.

Um consultor imobiliário pode encontrar, ao longo do seu percurso, diferentes obstáculos. Mas há certos atributos que o ajudam a ser um profissional de sucesso, como a curiosidade, a capacidade de adaptação ou o conhecimento que detém.

No sentido de aumentar os conhecimentos dos consultores imobiliários e alavancar o seu desenvolvimento profissional, o Grupo Solução criou a Academia Solução onde organiza diferentes formações e workshops.

Por exemplo, no workshop dedicado à angariação imobiliária, com a duração de 2 horas, é explorada a importância desta área. Os consultores imobiliários aprendem a melhor forma de acompanhar os proprietários e como trabalhar a angariação de modo eficaz.

Quer ter sucesso na angariação imobiliária? Aposte numa aprendizagem contínua e siga as 5 dicas que iremos partilhar consigo ao longo deste artigo.

 

1. Não pare de fazer prospeção

O trabalho de angariação imobiliária não é temporário, nem pontual. Com o mercado imobiliário em constante mudança, este é um trabalho contínuo. Cabe ao consultor imobiliário estar atento a novas oportunidades, dedicando tempo da sua agenda para fazer prospeção com regularidade.

Crie objetivos quantificáveis e reserve algumas horas na sua semana para esta atividade. Criar uma rotina pode ajudá-lo a manter-se motivado.

 

2. Aposte em canais de comunicação diversificados para a angariação imobiliária

O mundo digital veio para ficar. As redes sociais continuam a ganhar importância de dia para dia e permitem um nível de exposição e alcance muito elevado.

Criar a sua página profissional nestas plataformas pode ajudá-lo a expandir a sua rede de contactos e chegar a proprietários que queiram vender as suas casas. São também são um ótimo espaço para mostrar o seu conhecimento e experiência, ao partilhar o seu trabalho na área da angariação imobiliária.

Porém, nem só de redes sociais vive o mundo digital. Opções como a criação de um blog profissional ou o envio de newsletters não devem ser esquecidas. O importante é criar canais digitais que reflitam a sua marca e permitam, eficazmente, manter o contacto com potenciais clientes.

 

3. Conheça bem a zona do imóvel e a sua comunidade

Qualquer imóvel está inserido numa comunidade própria, com certas características. Durante a angariação imobiliária, deve estar atento aos detalhes envolventes de cada imóvel. Aspetos que o tornem especial e possam constituir pontos fortes ou fracos.

Fatores como a proximidade a serviços, transportes ou áreas de lazer devem ser tidos em consideração. Dar-se a conhecer à comunidade enquanto profissional do imobiliário pode também ser determinante. Esse envolvimento vai fazer com que se destaque, levando as pessoas a confiar em si. Assim, é mais provável que seja avisado com antecedência sobre alguma casa que esteja prestes a ser colocada no mercado.

 

4. Acompanhe os valores do mercado no que toca à angariação imobiliária

Conhecer a área onde o imóvel está inserido é apenas uma das etapas para uma angariação imobiliária bem feita. Informar-se sobre os valores praticados naquela zona, ou em zonas similares, é algo obrigatório para conseguir negociar.

É importante relembrar que, quando se fala de valores, estes podem ser relativos. Existem condicionantes que influenciam os preços dos imóveis, como um aumento da procura naquela zona ou as circunstâncias económicas em cada momento.

Por conseguinte e, como sempre aconteceu, existem melhores e piores alturas para vender imóveis. No entanto, um bom imóvel numa boa zona corre um menor risco de desvalorização.

 

5. Conheça o proprietário e perceba as suas motivações

Tal como no processo de venda de uma casa, conhecer o cliente é crucial. Neste caso, é importante perceber as motivações e expetativas do proprietário para vender o imóvel. Antes de avançar, é essencial qualificá-lo. Desta forma, evita perder o seu tempo e torna o processo mais eficiente.

A existência de uma clara motivação para a venda por parte do proprietário é o ingrediente secreto para uma angariação imobiliária de sucesso. Se esta existir, o processo de venda será muito mais fácil.

Mas como pode um consultor imobiliário ter a certeza que o proprietário está pronto para vender? Faça perguntas que levem a respostas concretas, como: “Se amanhã recebesse uma oferta dentro destes valores, vendia a sua casa?”

 

A carreira de consultor imobiliário pode ser um constante ultrapassar de desafios. No entanto, com as capacidades e conhecimentos certos, terá um percurso de sucesso.

Com a Academia Solução, os consultores imobiliários têm várias oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Saiba mais sobre os workshops e formações disponíveis!

 

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