A compra de um terreno para construção de uma habitação poderá revelar-se uma opção interessante no momento de avançar para um investimento. No artigo que preparamos para si, damos-lhe a conhecer as vantagens e desvantagens desta modalidade.
Vantagens de comprar um terreno para construir casa
1. Possibilidade total de personalização
Ao adquirir um terreno para construção, beneficia da oportunidade de personalizar integralmente a sua casa. Pode também definir os contornos gerais do espaço, numa perspetiva de maior amplitude, e decidir acerca da disposição dos compartimentos.
A definição de diretrizes precisas e objetivas é fundamental para que a construção corresponda inequivocamente às suas expectativas.
2. Escolha da localização ideal
A localização é um aspeto que merece atenção redobrada no processo de aquisição de um terreno para construção. Nesse sentido, o potencial comprador necessita de efetuar uma análise criteriosa em matérias como a acessibilidade e o espaço envolvente. Esta decisão condicionará a sua qualidade de vida e a daqueles com quem partilhará o lar.
3. Custo mais atrativo
Por norma, o preço estipulado para a compra de um terreno para construção é significativamente inferior ao de uma casa. Tal constitui um fator altamente aliciante no momento de avançar para a aquisição de um espaço para construção.
4. Gestão integral dos materiais a utilizar na obra
Esta modalidade de investimento possibilita grande flexibilidade no que concerne à utilização dos materiais destinados à obra. O proprietário do terreno para construção tem total autonomia para gerir os custos. Simultaneamente, beneficia da capacidade de priorizar a utilização de determinados materiais nas distintas divisórias da propriedade.
Desvantagens de adquirir um terreno para construção
1. Longo processo de construção
Contrariamente à instantaneidade inerente à aquisição de uma propriedade previamente construída, o processo de construção após a compra de um terreno revela-se extremamente moroso. Assim, deve projetar cuidadosamente os timings de cada uma das etapas da obra, a fim de assegurar que o resultado final cumpre a data prevista de término.
2. Dependência face aos construtores
Apesar de poder controlar diversas fases da preparação da habitação, parte da obra fica, inevitavelmente, a cargo dos construtores. Deve, por isso, adotar uma linguagem precisa e monitorizar faseadamente o processo de construção.
3. Processo burocrático
O processo de construção particular acaba por exigir do proprietário um esforço acrescido na obtenção de documentação e no cumprimento de requisitos legais. Estas particularidades podem retardar a data de conclusão da obra.
Pretende investir num terreno e transformá-lo no lar com que sempre sonhou? Opte, primeiramente, por consultar a opinião de especialistas no mercado, que poderão guiá-lo a uma escolha ponderada e certeira.
No Grupo Solução, reconhecemos a dificuldade inerente à escolha de uma agência imobiliária. Nesse sentido, redigimos um ebook com informação útil que irá, seguramente, orientá-lo nas suas escolhas. Faça já o download gratuito!