fbpx
Terreno para construção

Vantagens e desvantagens de comprar um terreno para construção

A compra de um terreno para construção de uma habitação poderá revelar-se uma opção interessante no momento de avançar para um investimento. No artigo que preparamos para si, damos-lhe a conhecer as vantagens e desvantagens desta modalidade.

 

Vantagens de comprar um terreno para construir casa

 

1. Possibilidade total de personalização

Ao adquirir um terreno para construção, beneficia da oportunidade de personalizar integralmente a sua casa. Pode também definir os contornos gerais do espaço, numa perspetiva de maior amplitude, e decidir acerca da disposição dos compartimentos.

A definição de diretrizes precisas e objetivas é fundamental para que a construção corresponda inequivocamente às suas expectativas.

 

2. Escolha da localização ideal

A localização é um aspeto que merece atenção redobrada no processo de aquisição de um terreno para construção. Nesse sentido, o potencial comprador necessita de efetuar uma análise criteriosa em matérias como a acessibilidade e o espaço envolvente. Esta decisão condicionará a sua qualidade de vida e a daqueles com quem partilhará o lar.

 

3. Custo mais atrativo

Por norma, o preço estipulado para a compra de um terreno para construção é significativamente inferior ao de uma casa. Tal constitui um fator altamente aliciante no momento de avançar para a aquisição de um espaço para construção.

 

4. Gestão integral dos materiais a utilizar na obra

Esta modalidade de investimento possibilita grande flexibilidade no que concerne à utilização dos materiais destinados à obra. O proprietário do terreno para construção tem total autonomia para gerir os custos. Simultaneamente, beneficia da capacidade de priorizar a utilização de determinados materiais nas distintas divisórias da propriedade.

 

Desvantagens de adquirir um terreno para construção

 

1. Longo processo de construção

Contrariamente à instantaneidade inerente à aquisição de uma propriedade previamente construída, o processo de construção após a compra de um terreno revela-se extremamente moroso. Assim, deve projetar cuidadosamente os timings de cada uma das etapas da obra, a fim de assegurar que o resultado final cumpre a data prevista de término.

 

2. Dependência face aos construtores

Apesar de poder controlar diversas fases da preparação da habitação, parte da obra fica, inevitavelmente, a cargo dos construtores. Deve, por isso, adotar uma linguagem precisa e monitorizar faseadamente o processo de construção.

 

3. Processo burocrático

O processo de construção particular acaba por exigir do proprietário um esforço acrescido na obtenção de documentação e no cumprimento de requisitos legais. Estas particularidades podem retardar a data de conclusão da obra.

 

Pretende investir num terreno e transformá-lo no lar com que sempre sonhou? Opte, primeiramente, por consultar a opinião de especialistas no mercado, que poderão guiá-lo a uma escolha ponderada e certeira.

No Grupo Solução, reconhecemos a dificuldade inerente à escolha de uma agência imobiliária. Nesse sentido, redigimos um ebook com informação útil que irá, seguramente, orientá-lo nas suas escolhas. Faça já o download gratuito!

 

DOWNLOAD EBOOK

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

mercado imobiliário 2022
O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022?
6 Junho, 2022By
academia solução
Academia Solução: A formação como elemento diferenciador
27 Maio, 2022By
mercado imobiliário 2022
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x