fbpx
comprar moradia

Comprar moradia: Prós e contras desta opção

Comprar uma moradia é, para muitas pessoas, a realização de um sonho. Neste tipo de imóvel, veem o local perfeito para morar em família, talvez ter um animal de estimação ou até um belo jardim. Uma moradia é vista como um local sossegado e com espaço ao ar livre, para conviver ou fazer exercício físico.

Existem diversas opções para quem quer viver numa moradia: comprar um imóvel já construído, uma casa na planta ou um terreno para construção. Como é natural, nem tudo são rosas e construir ou comprar uma moradia tem vantagens e desvantagens. Todas devem ser estudadas e analisadas, já que esta decisão pode constituir um investimento para muitos anos.

Durante o processo de escolha, a experiência e opinião de especialistas pode ser fundamental para se precaver de eventuais problemas. Assim sendo, antes de fazer a sua opção, fique a conhecer 5 prós e 5 contras de comprar uma moradia.

 

5 Prós de comprar uma moradia

 

1. Mais espaço disponível

É inegável que uma moradia proporciona mais espaço do que a maioria dos apartamentos. No interior ou no exterior, os espaços extra permitem usufruir da sua casa de uma forma totalmente diferente.

Se pensarmos em espaço interior, pode criar áreas de lazer, como uma sala de cinema, um escritório ou uma pequena biblioteca. Em termos de espaço exterior, pode plantar o seu próprio jardim, construir uma piscina ou até instalar painéis solares. Caso tenha automóvel, pode ainda construir uma garagem.

 

2. Liberdade para obras e remodelações

Viver numa moradia dá-lhe uma liberdade maior no momento de fazer obras ou remodelações. Ao não existir um condomínio para aprovar as mesmas, tem maior flexibilidade para levar avante os seus planos. Além disso, se a casa for afastada dos vizinhos, não terá de se preocupar tanto com o ruído.

 

3. Condições para ter animais de estimação

Se já tem, ou tenciona ter, um animal de estimação, saiba que uma moradia é o sítio perfeito! Além de ter mais área disponível (interior ou exterior), não existem normas que o proíbam. O espaço é seu, logo, a decisão é sua.

 

4. Mais privacidade e sossego

As questões de privacidade e sossego são duas das características mais apreciadas por quem prefere viver em moradias. Ao contrário do que acontece num apartamento, a sua vida privada fica mais protegida e resguardada dos vizinhos.

Por norma, as moradias estão também mais afastadas da confusão do centro das cidades, o que significa menos ruído e confusão.

 

5. Não envolve custos de condomínio

Contrariamente a um apartamento, quem opta por comprar moradia não fica obrigado a pagar condomínio e a suportar os custos associados às obras no prédio. Cabe-lhe a si reservar um valor, de acordo com o seu orçamento familiar, para ir fazendo obras e reparações.

 

5 Contras de comprar uma moradia

 

1. Preço de aquisição superior

Por norma, comprar uma moradia fica mais caro do que adquirir um apartamento. Não só por causa do espaço disponível, mas por todos os pontos positivos e apetecíveis que engloba. Isto faz com que uma moradia não seja um tipo de habitação acessível a todas as carteiras.

 

2. Custos de manutenção e IMI mais elevados

Os custos de manutenção e o próprio Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) são outro ponto na lista dos contras de comprar uma moradia.

Quanto mais espaçoso e moderno for o imóvel, mais caro será de manter. Além disso, como não faz parte de um condomínio, todas as despesas terão de ser suportadas pelo proprietário.

 

3. Exige mais tempo de limpeza

Neste ponto referimo-nos, não só à limpeza rotineira, mas também às limpezas mais profundas. Uma vez que uma moradia possui uma área total (interior e exterior) relativamente grande, implica mais tempo e mais trabalho no momento das limpezas.

Estes cuidados não podem ser negligenciados, já que são cruciais para a manutenção da casa e para a sua preservação em boas condições.

 

4. Pode ser uma opção menos segura

É comum as moradias estarem localizadas em zonas mais isoladas, com menos movimento e até menos iluminação. Além disso, comparativamente a um apartamento, o número de casas e vizinhos que a rodeiam costuma ser menor.

Consequentemente, quando o proprietário se ausenta, uma moradia acaba por ficar mais desprotegida e correr um risco maior. Um das formas de solucionar esta questão é apostar na instalação de um alarme.

 

5. A área envolvente pode ficar mais condicionada

As moradias são, por norma, construções mais térreas do que um prédio de apartamentos. Isto quer dizer, por exemplo, que basta construírem um imóvel mais alto nas imediações para alterar as vistas ou comprometer a sua exposição solar.

Por esta razão, aconselhamos a que, no momento de visitar moradias, ou possíveis terrenos para a sua construção, esteja atento à área em redor.

Antes de optar entre comprar uma moradia ou um apartamento, existem diferentes aspetos que devem ser estudados com atenção. O Grupo Solução tem o conhecimento certo e uma equipa especializada para o ajudar durante todo o processo e tornar o seu sonho realidade!

 

ENCONTRE A MORADIA IDEAL PARA SI

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

vender casa
Vender casa: 5 Dicas simples para valorizar a sua varanda
18 Janeiro, 2022By
consultor imobiliário
Consultor imobiliário: Como alcançar o sucesso profissional?
5 Janeiro, 2022By
O Ano de 2021 do Grupo Solução
Fechar o Ano 2021
29 Dezembro, 2021By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x