fbpx
preços das casas

Preços das casas não baixam com a COVID-19

Ao contrário do que alguns esperavam, os preços das casas em Portugal não estão a cair como consequência da pandemia de COVID-19. Pelo contrário, os valores no mercado imobiliário continuam a subir.

Já muito se especulou sobre este assunto, mas a verdade é que as análises mais recentes demonstram uma estabilidade no mercado deste o início da crise pandémica. Apesar de existir uma desaceleração natural da atividade, isso não se reflete numa descida dos preços dos imóveis.

O mercado imobiliário reage lentamente a momentos de crise como o que agora vivemos. Se pensarmos, por exemplo, no crash financeiro de 2008 veremos que aconteceu precisamente o mesmo: o preço das casas baixou, mas muito depois da crise.

 

Mercado imobiliário recuperou 23% em maio

Segundo dados da Confidencial Imobiliário, em maio, a venda de casas aumentou 23% em relação ao mês anterior. Apesar da queda que se verificou durante os meses em que os portugueses foram obrigados ao confinamento – março e abril – o mercado imobiliário está a recuperar a olhos vistos e, por isso, não há por enquanto espaço para uma queda nos preços das casas.

Inegável é o facto de a oferta ter baixado significativamente devido à pandemia. No entanto, como a procura não teve uma queda equiparável, os preços têm, naturalmente, uma tendência ascendente.

 

Preços das casas mantêm-se estáveis apesar da pandemia

Não existe, como já percebemos, qualquer tendência decrescente nos preços das casas. Como a oferta é menor do que a procura, não há qualquer hipótese de se verificar uma descida nos valores dos imóveis.

Pedro Gonçalves, broker do Grupo Solução, vê um futuro extremamente positivo e atrativo para a mediação. “Claro que o mercado imobiliário sofreu necessariamente uma quebra, as pessoas estão mais centradas nelas mesmas e, por consequência, a procura teve momentaneamente uma baixa. No entanto, o mercado imobiliário sai valorizado desta crise pandémica. Se a casa já era o nosso porto de abrigo, tornou-se ainda mais depois de nos mandarem recolher em casa”, afirmou.

Os dados demonstram que os índices de procura já estão ao nível de janeiro/fevereiro ou até superiores. “Continua a haver muito mais procura do que oferta e enquanto isso se verificar, seja qual for o mercado, a tendência é sempre crescer”, explica o responsável.

 

Se está a pensar comprar casa, aconselhe-se junto do Grupo Solução e descubra qual a melhor oferta para si. A nossa equipa é composta por profissionais altamente qualificados e dedicados a ajudá-lo em todo este processo.

 

CONTACTAR GRUPO SOLUÇÃO

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

vender casa
5 Dicas para vender casa em segurança em tempo de pandemia!
21 Novembro, 2020By
Comprar casa Margem Sul
Comprar casa na Margem Sul: As 5 melhores zonas para morar!
11 Novembro, 2020By
formação consultor imobiliário
Formação para consultores imobiliários: Rume ao sucesso!
29 Outubro, 2020By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x