fbpx
mercado imobiliário 2022

O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022?

O mercado imobiliário de 2022 prepara-se para enfrentar um conjunto de desafios em diferentes áreas. Apesar de alguma imprevisibilidade, continua a ser possível antecipar algumas das principais tendências que irão marcar este ano no setor imobiliário.

Depois da crise gerada pela pandemia em 2020 e do período de retoma de 2021, o expectável seria que este ano fosse de crescimento contínuo. No entanto, ninguém conseguiria adivinhar que o primeiro trimestre de 2022 iria ficar marcado por uma guerra.

O facto de vivermos num mundo cada vez mais globalizado fez com que fosse impossível fugir às suas consequências. A escalada de preços de matérias-primas e da própria energia são apenas dois exemplos das mesmas.

Apesar disto, já é possível perceber algumas orientações que se prevê que se mantenham no setor imobiliário. Continue a ler e fique a conhecer 4 tendências que irão marcar o mercado imobiliário em 2022.

 

4 Tendências do Mercado Imobiliário para 2022

 

1. Aumento do preço das casas

Uma das principais tendências do setor imobiliário em 2021 foi o aumento da procura e compra de casas. Esta deverá manter-se em 2022, acentuando ainda mais o desequilíbrio entre a procura e a oferta.

Esta tendência para o mercado imobiliário para 2022 é corroborada pela Confidencial Imobiliário, uma entidade independente focada em reunir dados estatísticos sobre o setor imobiliário em Portugal. Segundo a sua press release de março de 2022, os preços da habitação subiram já 3,4% desde o final de 2021.

 

2. Maior grau de exigência e profissionalismo

O mercado imobiliário de 2022 não irá dar tréguas ao consultor imobiliário, exigindo mais profissionalismo e um serviço de qualidade superior. Só quem estiver preparado e for proativo é que conseguirá superar os desafios dos próximos meses.

Dada a realidade apresentada, podemos afirmar que a formação será o caminho para o sucesso. Só assim será possível aos profissionais terem acesso às mais recentes ferramentas e conhecimentos do setor, para que possam entregar mais valor ao cliente. Desta forma, a formação representa um elemento diferenciador.

 

3. Preocupação com a sustentabilidade

A apreensão face à pegada ecológica e a minimização de impactos no ambiente continuará a ser uma preocupação do mercado imobiliário em 2022. Tal como no ano anterior, esta continuará em força nos próximos meses.

O tema da preocupação ambiental tem sido cada vez mais debatido de forma global e no próprio setor. Questões como a eficiência e certificação energética dos imóveis, ou a instalação de painéis solares, são já temas populares e que continuarão a ser falados durante este ano.

 

4. Implementação da “glocalização”

A quarta tendência do mercado imobiliário para 2022 que destacamos é a glocalização ou globalização local. Esta resume-se a uma fusão entre duas forças opostas.

Por um lado, temos a influência do que é global e dos seus benefícios e, por outro, temos um sublinhar do que é local, impedindo que traços únicos e exclusivos de cada cultura sejam perdidos. Ou seja, é uma forma de proteger “o que é da terra”, sem ignorar as influências globais do exterior.

A glocalização permite que as empresas se continuem a expandir no mercado e respeitem as diferenças culturais em simultâneo, quer seja pela adaptação dos produtos ou serviços e dos preços ou pela forma como comunicam. Desta forma, o setor imobiliário conseguirá estar ainda mais próximo das suas comunidades.

Apesar das dificuldades que marcaram o início de 2022, acreditamos que este tem o potencial para ser um ano excelente! Quer saber mais sobre o mercado imobiliário de 2022 e ficar a par das últimas novidades deste setor? Subscreva o nosso blog e esteja sempre atualizado!

 

Subscrição de blog

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

academia solução
Academia Solução: A formação como elemento diferenciador
27 Maio, 2022By
mercado imobiliário 2022
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By
consultor imobiliário
Consultor imobiliário: Como negociar de forma assertiva?
9 Março, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x