fbpx
iluminação zenital

Iluminação Zenital: Saiba tudo sobre esta Tendência!

A iluminação zenital é uma técnica utilizada na Arquitetura que permite a entrada de luz natural num determinado espaço. Tal pode acontecer através de aberturas de diferentes dimensões no topo do imóvel em causa.

A iluminação zenital pode ser utilizada por razões estéticas ou em situações em que exista escassez de janelas. Além disso, é igualmente recomendada para locais de grandes dimensões e com pé-direito elevado.

 

5 Tipos de iluminação zenital

 

Existem no mercado vários tipos de iluminação zenital. A opção mais adequada a cada espaço varia ora da função da estrutura do imóvel ora das necessidades de iluminação. Fique a conhecer as estratégias mais comuns para obter luz natural.

 

1. Shed

 

iluminação zenital

Também denominado de “dentes de serra”, corresponde ao tipo de iluminação zenital mais comum em construções industriais. É aplicado junto a coberturas metálicas. Esta característica confere-lhe um aspeto mais cru, assim como, mais rústico.

 

2. Domo ou cúpula

 

iluminação zenital

Consiste numa abertura feita na parte superior das casas. Tem como objetivo possibilitar a entrada de luz natural e vento.

A domo ou cúpula pode ser de diferentes tipos (vidro, policarbonato ou acrílico) e pode assumir diversas formas: círculo, quadrado ou triângulo. A opção de iluminação zenital varia, assim, consoante os gostos e necessidades dos proprietários dos imóveis.

 

3. Claraboia

 

iluminação zenital

É o exemplo mais conhecido de iluminação zenital e muito frequente em diversos tipos de edifícios, quer sejam residenciais quer sejam empresariais. Esta estrutura enquadra-se em espaços de design contemporâneo, devido ao uso de matérias-primas como metal, policarbonato, bem como, vidro laminado.

A existência de claraboia num determinado espaço permite iluminar até oito vezes mais do que uma janela do mesmo tamanho. Este é, com efeito, um dos grandes motivos que levam à sua utilização.

 

4. Lanternim

 

iluminação zenital

Trata-se de um pequeno telhado que se sobrepõe à cumeeira, o ponto mais elevado da construção. Dessa forma, além de facilitar a ventilação do espaço, permite uma iluminação mais natural.

 

5. Átrio

 

iluminação zenital

É uma abertura na cobertura de um edifício com vários andares. O maior exemplo deste tipo de iluminação zenital encontra-se em centros comerciais, onde o átrio funciona como elemento condutor de luz para a zona central.

 

Principais vantagens da iluminação zenital

 

A iluminação zenital é, habitualmente, recomendada para espaços de grandes dimensões. Todavia, também a encontramos em divisões mais pequenas, como casas de banho, cozinhas ou corredores, quando há necessidade de criar pontos de luz natural.

Conheça as principais vantagens de recorrer a esta forma de iluminação:

  • Uniformiza a incidência de luz natural na divisão;
  • Confere um aspeto moderno e atrativo a qualquer espaço;
  • Cria uma sensação de amplitude em divisões de pequena dimensão;
  • É uma excelente forma de proporcionar ventilação natural;
  • Reduz o consumo de energia elétrica, uma vez que diminui a necessidade de recorrer a fontes de iluminação artificial.

 

Preocupações e cuidados a ter

 

  • A opção de iluminação zenital não deve ocupar mais de 10% da área total do piso. Em contrapartida, poderão ocorrer problemas térmicos;
  • Os meios utilizados para obter luz natural estão sujeitos a condições meteorológicas adversas, bem como chuvas torrenciais e vento forte. Assim, devem ser suficientemente resistentes e seguras;
  • A acumulação de sujidade pode reduzir a entrada de luz. Desse modo, é necessário adotar cuidados de limpeza regulares;
  • A iluminação zenital pode comprometer a privacidade não só de quem habita como também de quem frequenta o espaço.

Em suma, implementar um sistema de iluminação zenital permite valorizar o espaço, desde que adote determinados cuidados.

Se estiver à procura de um imóvel que possua este item nas suas características, conte com a nossa equipa de consultores imobiliários. No Grupo Solução, estamos sempre disponíveis para o ajudar a encontrar o imóvel perfeito para si.

 

QUERO COMPRAR/ARRENDAR UM IMÓVEL⟶

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

mercado imobiliário 2022
O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022?
6 Junho, 2022By
academia solução
Academia Solução: A formação como elemento diferenciador
27 Maio, 2022By
mercado imobiliário 2022
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x