fbpx
comprar terreno para construção

5 Bons motivos para comprar um terreno para construção

Para muitas pessoas, comprar um terreno para construção representa o primeiro passo para a realização de um sonho. Neste espaço pode nascer o imóvel que sempre desejou, construído à sua medida e com base nas suas preferências pessoais. No entanto, pode também implicar mais trabalho ou mais tempo investido para tornar este sonho numa realidade.
A pandemia marcou muitas das tendências para o mercado imobiliário em 2021. Uma das mais notórias foi o aumento da procura e compra de terrenos para construção.
O confinamento colocou a descoberto muitas das limitações dos apartamentos e fez com que as vantagens das moradias sobressaíssem. Quem vivia em apartamentos viu o seu mundo reduzido a quatro paredes e o espaço disponível passou a parecer escasso. A muitos destes imóveis faltava um terraço espaçoso, privando os seus moradores de apanharem sol ou ar fresco na privacidade da sua habitação.
Comprar um terreno para construção não é igual a comprar uma casa já finalizada e pronta a habitar. Porém, além do espaço, esta opção tem inúmeras vantagens que podem passar despercebidas. Leia o nosso artigo e descubra 5 bons motivos para tomar esta decisão!

 

5 Vantagens de comprar um terreno para construção

 

1. Uma planta à medida dos seus gostos e necessidades

Conseguir encontrar o imóvel perfeito é mais uma utopia do que uma realidade. Seja pelo tamanho da cozinha ou pela falta de luz em determinada zona, por exemplo, há quase sempre algo a apontar.
Se esta situação lhe parece familiar, então comprar um terreno para construção pode ser a solução. Esta opção dá-lhe a oportunidade de criar o imóvel que sempre quis e sonhou, exatamente à sua medida.
É do proprietário que partem as decisões, guiado pelos seus gostos pessoais, pelas suas necessidades e, até, pelos seus planos de vida, a médio e longo prazo.

 

2. Materiais de construção escolhidos por si

Além de decidir como será a planta do seu futuro imóvel, pode escolher também quais os materiais a utilizar na sua construção.
Se pretende poupar, tem a possibilidade de o fazer (e de forma significativa!). Está nas suas mãos procurar e adquirir os melhores materiais, o que lhe dá a oportunidade de comparar diferentes fornecedores e os seus preços, acabando por economizar. Podem parecer poupanças reduzidas ou insignificantes à primeira vista, porém, como diz o ditado, “grão a grão, enche a galinha o papo”.
Para além disto, caso pretenda construir um imóvel eficiente energeticamente e que seja amigo do ambiente, terá mais garantias de que, de facto, os materiais usados são os mais apropriados.

 

3. Maior controlo sobre a qualidade da construção

Como nos ensina a fábula dos três porquinhos, construir uma casa de qualidade é fundamental para a sua durabilidade. Ao fazer parte integrante da construção, e ao envolver-se nas decisões, saberá sempre em que estado é que a construção se encontra, quais os problemas que aparecem ou quem trabalha na obra.
Resumidamente, terá um maior controlo sobre a construção da sua casa e, caso algo esteja a correr mal, conseguirá corrigir o problema mais facilmente.

 

4. Pode representar um bom investimento

Desengane-se quem pensa que comprar um terreno para construção é um investimento de alto risco e que construir um imóvel fica sempre mais caro do que comprar.
Se pensa desta forma, lembre-se que o ativo que adquire é um terreno. O espaço é seu, dando-lhe a oportunidade de construir nele o que quiser. É quase como um quadro em branco que pode ser “escrito” e “apagado” quando quiser.
Esta é também uma forma económica de conseguir viver numa zona mais cara ou que esteja em fase de crescimento ou valorização. Por norma, comprar um terreno para construção é um bom investimento, para si ou para os seus descendentes.

 

5. Valorização do imóvel construído

Depois de adquirir um terreno a bom preço e de construir um imóvel com bons materiais, só precisa de deixar o tempo atuar.
O que antes era um terreno vazio, pode passar a ser um imóvel de qualidade. Ou seja, foram feitos os investimentos necessários para que o ativo fosse ganhando valor. Consequentemente, se, mais tarde, pretender vendê-lo, o valor obtido será superior aos custos da compra e da construção.
Por outro lado, não se esqueça que o que rodeia o terreno pode também ser um fator de valorização. O desenvolvimento da vizinhança, ou a construção de infraestruturas importantes para uma comunidade, podem ajudar a aumentar ainda mais o valor de venda do imóvel ou do terreno!

Se está a ponderar comprar um terreno para construção, o Grupo Solução está aqui para ajudar. Com a nossa experiência e conhecimento no setor imobiliário terá o apoio que necessita para tornar o seu sonho realidade!

 

Encontrar o seu imóvel de sonho

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

vender casa
Vender casa: 5 Dicas simples para valorizar a sua varanda
18 Janeiro, 2022By
consultor imobiliário
Consultor imobiliário: Como alcançar o sucesso profissional?
5 Janeiro, 2022By
O Ano de 2021 do Grupo Solução
Fechar o Ano 2021
29 Dezembro, 2021By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x