fbpx
comprar casa

Comprar Casa na Planta: Vantagens e Dicas para Compradores!

Comprar casa na planta pode parecer uma ideia assustadora. Afinal, está a investir em algo que ainda não existe ou não está finalizado. Contudo, traduz-se em muitas vantagens. A mais evidente é a possibilidade de personalizar a habitação ao seu gosto, dando origem à casa dos seus sonhos.

Numa altura em que o mercado imobiliário está em expansão e a procura de imóveis excede largamente a oferta, comprar casa ainda em construção pode ser a oportunidade para se antecipar e “segurar” o imóvel que anseia.

Neste artigo, damos-lhe conta das vantagens de adquirir uma habitação quando esta ainda se encontra em planta. Explicamos-lhe, ademais, alguns passos que deve seguir para celebrar um negócio bem-sucedido e sem surpresas.

 

6 Vantagens de comprar casa na planta

 

1. Preço competitivo

 

Este tipo de negócio é vantajoso para os construtores, uma vez que lhes permite irem-se financiando à medida que os imóveis vão sendo construídos. Assim, possibilita praticar preços mais competitivos.

Comprar casa ainda em construção acaba por ficar mais barato do que adquirir um imóvel novo já terminado. O comprador pode, assim, economizar algum dinheiro. Além disso, numa altura em que a procura de imóveis para habitação é manifestamente superior à oferta, assegura-se atempadamente de que encontra a casa que procura.

 

2. Facilidades de pagamento

 

Uma das vantagens de comprar casa em planta reside nas facilidades de pagamento disponibilizadas pelas empresas construtoras. Geralmente, não só tornam possível uma negociação flexível, como permitem negociar o valor da entrada e as prestações a pagar.

 

3. Imóvel sem sinais de desgaste

 

Todas as casas usadas têm sinais de desgaste. Se os proprietários anteriores tiverem sido cuidadosos no uso, as marcas são menores. Mas, quando os antigos donos se revelam pouco cautelosos, os sinais podem tornar-se indisfarçáveis. Comprar casa em segunda mão obriga, às vezes, a investimentos indesejados no curto ou médio prazo. Quem adquire um imóvel novo não passa pelo mesmo problema.

 

4. Infraestrutura moderna

 

Os espaços de um imóvel novo são bem aproveitados, tendo em conta o estilo de vida moderno. Como tal, possibilitam opções de maior conforto, praticidade e eficiência energética. Ademais, os compradores têm à sua disposição os mais modernos materiais e equipamentos, que possibilitam designs contemporâneos e consumos mais eficientes.

 

5. Possibilidade de personalização

 

A possibilidade de adequar a habitação aos seus gostos e preferências é, provavelmente, a vantagem mais apreciada pelos compradores. Ao comprar casa na planta, poderá escolher os acabamentos interiores e os eletrodomésticos, por exemplo. Dependendo da empresa construtora, poderá até efetuar algumas alterações estruturais, para melhor responder às necessidades da sua família.

 

6. Mudança planeada atempadamente

 

Poder planear a mudança com tempo é uma das grandes vantagens do processo de compra ainda em fase de construção. Assim, tudo será feito com calma. Comece a pensar na decoração e na disposição dos móveis e aproveite as promoções ou saldos para comprar as suas peças favoritas. Pode até explorar a zona para perceber quais os serviços disponíveis nas imediações do imóvel e estudar os melhores trajetos para o trabalho ou para a escola dos seus filhos.

 

6 Cuidados a ter na compra do imóvel

 

1. Procure a ajuda de um consultor imobiliário

 

Ter ao seu lado um agente imobiliário experiente dá-lhe uma enorme segurança na hora de comprar casa. Estes profissionais conhecem o mercado como ninguém e lidam diariamente com construtores e clientes. Por isso, estão preparados para aconselhá-lo em todos os aspetos que envolvem o negócio.

 

2. Investigue a empresa construtora

 

Não é muito frequente, mas pode acontecer: há obras que se iniciam e não terminam. Por isso, antes de avançar com o processo, faça algum trabalho de casa e pesquise as informações disponíveis sobre a construtora. Aconselhe-se a este respeito com o seu consultor imobiliário.

 

3. Aprenda a ler uma planta

 

As plantas dos imóveis contemplam os tamanhos das divisões, além de outras informações que a generalidade das pessoas não compreende num olhar rápido. Contudo, se vai comprar casa na planta, é importante informar-se devidamente sobre todos os planos para a projeção do imóvel. Preste também a máxima atenção a todo o processo burocrático.

 

4. Visite o andar modelo

 

Está a ponderar morar numa urbanização em expansão. Então, é provável que existam vários prédios em fases distintas de construção. E até que algum dos edifícios já esteja concluído. Se tiver a possibilidade de visitar um andar modelo, faça-o. Terá uma melhor perceção sobre o local onde poderá vir a morar no futuro.

 

5. Informe-se sobre as garantias

 

A maioria dos construtores oferece garantias sobre diferentes pormenores que envolvem a construção de uma casa. Por isso, inteire-se em relação ao que está efetivamente a comprar. Perceba o que está coberto por garantia e por quanto tempo.

 

6. Deixe todas as condições expressas no papel

 

Não se comprometa até que tudo o que acordou com a empresa construtora esteja expresso no papel de forma clara e sem subterfúgios. As conversas verbais não são vinculativas. Assim, é importante que todas as condições estejam escritas num documento assinado por ambas as partes.

 

Comprar um imóvel em planta pode ser o primeiro passo para ter uma casa que reflita a sua personalidade e que responda na perfeição às necessidades da sua família. Quer ajuda nesta missão? Procura um consultor imobiliário que o auxilie em todo o processo, mas não sabe como escolher a melhor agência? Descarregue gratuitamente o nosso ebook e perceba que critérios deve ter em conta para fazer a escolha certa.

 

DOWNLOAD EBOOK⟶

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

comprar casa
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By
consultor imobiliário
Consultor imobiliário: Como negociar de forma assertiva?
9 Março, 2022By
avaliação de imóveis
6 Erros comuns na avaliação de imóveis ao vender casa
11 Fevereiro, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x