fbpx
casa nova ou usada

Comprar casa nova ou usada: Qual a melhor opção?

Sempre que queremos adquirir um espaço para viver, deparamo-nos com um dilema: devemos comprar casa nova ou usada? Existem vantagens e desvantagens em ambas as opções. Por um lado, viver num lugar construído recentemente permite personalizá-lo de acordo com o gosto pessoal de cada um. Por outro lado, um espaço antigo é repleto de história e tem geralmente um custo inferior.

De seguida, apontamos alguns dos aspetos que deve ter em conta no momento da compra. Mostramos-lhe ainda o que tem a ganhar em cada uma das opções.

 

6 Aspetos a considerar na compra de uma casa nova ou usada 

 

1. Localização

Se a vontade do comprador for morar nos centros urbanos, naturalmente, encontrará com maior facilidade espaços usados. Geralmente, as habitações centrais são mais dispendiosas. No entanto, têm uma localização mais atrativa para quem pretende estar perto de todos os serviços essenciais.

 

2. Preço

O preço é uma das variáveis que os potenciais compradores mais valorizam no momento da aquisição. O custo de uma casa nova acaba por ser mais elevado do que o de um imóvel usado. Os novos blocos de condomínios que ainda não foram habitados têm uma construção mais recente e encontram-se em ótimo estado, o que faz subir o preço a pagar.

Na ponderação entre a compra de uma casa nova ou usada, devem ser tidos em conta outros custos. Falamos, por exemplo, das deslocações diárias para o emprego e da possível necessidade de obras. Optar por uma habitação que fique longe do seu local de trabalho e implique uma remodelação pode tornar-se mais caro do que pensava.

 

3. Área útil

O conforto é um ponto forte a considerar, especialmente se o imóvel que tenciona comprar for para uma família numerosa. As construções recentes são tendencialmente maiores e mais amplas. Assim, aumenta a probabilidade de ter acesso a divisões como garagem, despensa, varanda/terraço e um espaço para escritório. No entanto, os espaços mais antigos são ricos em história e têm características de uma arquitetura mais pitoresca. No fundo, é tudo uma questão de gosto pessoal.

 

4. Eficiência energética

Atualmente, a construção de imóveis obedece a regras rígidas, que têm em conta não só a segurança e usabilidade, mas também a proteção ambiental. Se, porventura, um espaço com eficiência energética é o que procura, então é ideal é comprar uma casa nova.

 

5. Possibilidade de personalização

Uma das grandes diferenças entre comprar casa nova e usada reside na possibilidade de personalização. Num edifício que irá ser criado do zero ou que ainda está em fase de projeto, é possível participar de forma ativa no seu planeamento. Assim, o proprietário pode criar a casa à sua medida.

Já no caso das habitações novas prontas a habitar, a liberdade é menor, assim como nas casas usadas. Porém, é sempre possível alguma personalização sem grandes custos: a pintura das paredes e a troca das loiças de casa de banho, por exemplo.

 

6. Estado do imóvel

Se um dos seus desejos é habitar uma casa com uma construção moderna, em perfeito estado de conservação e sem sinais de uso, o ideal é adquirir um imóvel novo. Ao estrear a casa, não corre o risco de se deparar com eletrodomésticos avariados, furos nas paredes e problemas de canalização.

Note, contudo, que há no mercado muitos imóveis usados, mas construídos recentemente e em ótimo estado de conservação. Se esta for uma das suas preocupações, peça à sua agência imobiliária que o ajude a encontrar uma casa nestas condições.

 

Está à procura de casa, mas ainda não encontrou a ajuda de que precisa? A pensar em si, preparamos um ebook com dicas simples para escolher a agência imobiliária que melhor o pode auxiliar nesta missão. Faça o download gratuito e encontre o imóvel dos seus sonhos.

 

DOWNLOAD EBOOK

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

Foto de Grupo antes da entrada a bordo
Cruzeiro do Grupo Solução no MSC Virtuosa
18 Novembro, 2021By
consultor imobiliário
Grupo Solução: O que atrai os nossos consultores imobiliários
15 Novembro, 2021By
comprar moradia
Comprar moradia: Prós e contras desta opção
5 Novembro, 2021By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x