fbpx
Comprar ou arrendar

Comprar ou arrendar casa: Prós e contras de cada uma das opções

Comprar ou arrendar casa são duas hipóteses a considerar no momento de escolher um alojamento. Para que possa tomar uma decisão devidamente ponderada, deverá pesar algumas variáveis de relevo e fazer uma comparação.

Aproveite para conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das opções, que poderão auxiliá-lo no processo de tomada de decisão.

 

Comprar casa: As vantagens

 

1. Aumento do seu património

É, no fundo, uma consequência natural decorrente da aquisição de qualquer imóvel. A partir do momento em que efetuar a transação, a casa passará a ser uma parte integrante do seu património.

 

2. Perspetiva de valorização

Uma propriedade é um ativo que poderá ter múltiplas aplicações. Se eventualmente optar por adquiri-la, esta confere-lhe a possibilidade imediata de habitá-la, arrendá-la ou revendê-la. Toda esta liberdade constitui um aspeto atraente, considerando as taxas de rentabilidade em vigor no mercado atual.

Caso a oscilação se revele positiva, obterá lucro ou poderá reaver a quantia inicialmente desembolsada. Toda a eventual valorização está, contudo, condicionada por particularidades como o poder de compra, a localização e acessibilidade, as características da casa, entre outras.

 

3. Possibilidade de personalização

Ao comprar uma casa, terá a oportunidade de efetuar a gestão das divisões com a configuração que entender, sem qualquer tipo de restrições. Em simultâneo, caso a propriedade necessite de remodelações no espaço interior, tal não requererá nenhuma autorização prévia. As alterações ao seu gosto poderão ser implementadas autonomamente.

 

4. Prestação mensal inferior

Frequentemente, no caso da compra, a prestação mensal determinada pelo banco que disponibiliza o financiamento é inferior à renda que teria de pagar ao dono da propriedade.

 

5. Maior estabilidade

Por norma, quem decide adquirir uma casa fá-lo com o objetivo de usufruir desta por um longo período de tempo. Assim, esta hipótese aporta uma maior estabilidade, uma vez que o proprietário terá, incondicionalmente, um poder de decisão superior no que concerne à sua permanência.

 

Comprar casa: As desvantagens

 

1. Suportar todos os custos inerentes à propriedade

Ao adquirir uma propriedade, o comprador terá inevitavelmente de lidar com um leque de custos adicionais relacionados com a própria habitação. Os encargos comuns abarcam, por exemplo, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a mensalidade do condomínio ou obras de manutenção.

 

2. O recurso a um crédito à habitação

Por norma, os compradores não possuem autonomia financeira para garantir prontamente o pagamento de todos os custos relativos à transação. Tal poderá obrigá-los a contrair um empréstimo cujo compromisso se poderá prolongar por décadas. Ao longo dos anos em questão, poderá, por motivos de índole diversa, não conseguir assegurar o pagamento.

 

3. Dificuldades de mobilidade a curto prazo

Assumindo o compromisso de assegurar o pagamento a prestações ou a pronto do imóvel, é expectável que o investimento pressuponha uma permanência a longo prazo, pelo que o comprador ficará naturalmente limitado no que respeita à sua mobilidade.

 

4. Possível desvalorização

É um risco ao qual o imóvel não ficará imune. A desvalorização poderá ocorrer devido à existência de um período de bolha imobiliária, ao aumento da criminalidade e vandalismo na área envolvente da casa ou a catástrofes naturais.

 

Arrendar casa: As vantagens

 

1. Um investimento inicial menor

Caso opte por arrendar uma casa, o investimento inicial correspondente à operação será incomparavelmente inferior à compra, mesmo considerando o adiantamento de algumas rendas e potenciais cauções.

 

2. Despreocupação relativamente a despesas adicionais

Com a hipótese de arrendamento, não terá de suportar custos como o condomínio, o IMI, remodelações ou seguros. Todos esses encargos serão da responsabilidade do senhorio.

 

3. Existência de uma maior mobilidade

Se não possuir estabilidade familiar e profissional, o arrendamento poderá revelar-se a solução mais vantajosa. Mediante os termos do vínculo contratual de arrendamento, terá uma maior liberdade para trocar de habitação.

 

Arrendar casa: As desvantagens

 

1. Não construção de património

Estando a suportar uma renda para usufruir da propriedade de outrem, perderá a oportunidade de construir património. Numa perspetiva de longo prazo, o arrendamento poderá até ultrapassar o investimento exigido para aquisição definitiva de um imóvel.

 

 

2. Instabilidade contratual

Os moldes do arrendamento são definidos pelo proprietário da casa. Consequentemente, estará sempre sujeito à vontade do senhorio para a prorrogação do contrato.

 

 

3. Limitações para fazer obras ou alterar os espaços da casa

A liberdade para modificar o imóvel nos espaços interior e exterior é extremamente limitada, uma vez que não é propriedade sua.

 

Pretende comprar ou arrendar um imóvel? Diga-nos que tipo de habitação procura. No Grupo Solução, tudo faremos para encontrar o imóvel ideal para si!

 

QUERO COMPRAR/ARRENDAR

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

mercado imobiliário 2022
O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022?
6 Junho, 2022By
academia solução
Academia Solução: A formação como elemento diferenciador
27 Maio, 2022By
mercado imobiliário 2022
Comprar casa: Siga esta checklist antes de fechar negócio!
28 Março, 2022By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x