fbpx
Certificado Energético

Certificado Energético: Eis o que deve saber!

O certificado energético é o documento que avalia a eficácia energética de um imóvel. A classificação é feita numa escala de A+ a F. A nota A+ é atribuída aos edifícios mais eficientes. Por conseguinte, F corresponde a casas com menor eficiência.

Um imóvel pode perder calor de várias formas, dificultando assim o seu aquecimento. Pode também ser de difícil arrefecimento quando o calor é o problema. O certificado enérgico tem como objetivo medir a capacidade que as habitações têm de fazer um uso eficiente da energia. Diz-nos, por isso, se é necessária mais ou menos potência para aquecer/arrefecer um imóvel ou para aquecer água sanitária.

Este documento é emitido pela Agência para a Energia (ADENE). Com efeito, descreve os pontos mais vulneráveis de isolamento de um edifício, comparando cada rubrica com valores de referência. Uma vez que visa orientar os proprietários dos imóveis para uma utilização energética mais sustentável, inclui também alguns conselhos úteis.

O certificado energético contém informação sobre os aspetos que é necessário melhorar para aumentar a eficiência de uma habitação. Aborda os custos necessários para aproximar o imóvel de uma classificação A+. Dá conta, ademais, da poupança anual que a alteração permitiria.

 

É obrigatório ter certificado energético de todos os imóveis?

 

O certificado energético é obrigatório para todos os imóveis que são colocados no mercado, quer para venda, quer para arrendamento. O documento tem uma validade de 10 anos. Contudo, sempre que se altera o utilizador do edifício – ou seja, quando este é vendido ou arrendado – é necessário atualizar o Sistema de Certificação Energética.

Mesmo nos casos em que as habitações não são colocadas no mercado, há algumas preocupações a ter. Segundo a ADENE, o certificado energético é obrigatório para edifícios novos ou sujeitos a determinadas intervenções de reabilitação, alguns prédios de comércio e serviços e certos imóveis que sejam propriedade de entidades públicas. As condições específicas podem ser consultadas no site da entidade.

Situações de incumprimento são punidas com coimas que podem ascender aos 3.740 euros, para particulares, e aos 44.890 euros, para empresas.

 

Como obter ajuda no processo de emissão deste certificado?

Garanta que o processo de obtenção do certificado energético é feito de forma eficaz e sem erros. O ideal é delegar essa responsabilidade numa agência. Está habituada a esta prática, tem experiência e colabora diretamente com Peritos Qualificados ou Técnicos de Instalação e Manutenção autorizados pela ADENE.

Estes profissionais são responsáveis pela emissão dos certificados, necessários para a celebração de contratos de arrendamento ou de compra e venda de imóveis. Conhecem a legislação em vigor e são a garantia de que a capacidade energética da sua casa é avaliada de forma justa face ao que é mais valorizado pelos potenciais compradores.

 

Para o Grupo Solução RE/MAX, a avaliação da eficiência energética dos imóveis e a emissão do respetivo certificado não é problema. Temos experiência e sabemos como fazê-lo com profissionais de confiança.

Se tem dúvidas sobre a certificação energética do seu imóvel e não sabe por onde começar, fale connosco. Os consultores imobiliários do Grupo Solução RE/MAX podem ajudá-lo a encontrar os melhores profissionais e a compilar os documentos necessários para a emissão deste documento.

 

SABER MAIS ⟶

 

Subscreva
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Recentes

Grupo Solução
Grupo Solução: Onde consultores e clientes são felizes!
14 Outubro, 2021By
Grupo Solução
Grupo Solução: Testemunhos de clientes felizes e satisfeitos
28 Setembro, 2021By
vender casa
Vender casa: 6 Passos para um negócio bem-sucedido!
21 Setembro, 2021By

Subscreva o Blog


    Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

    O Grupo Solução está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x