fbpx

Glossário Imobiliário

Especialmente pensado para quem exerce atividade no mercado de compra, venda e arrendamento de imóveis, o Glossário Imobiliário agrega todos os termos relacionados com o setor. Encontre a palavra que procura e descubra o seu significado.
Todos | A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V
There are currently 15 termos in this directory beginning with the letter P.
Património
Conjunto de bens e direitos avaliáveis em dinheiro de que alguém é titular e que pode constituir como garante junto de credores.

PDM – Plano Diretor Municipal
Definido pela Câmara Municipal local, trata-se do planeamento previsto na zona em questão. Vem determinar se pode ou não haver construção e de que tipo, previsão de construção de redes viárias, etc.

Pedido ou Provisão de Fundos
Montante que tem como objetivo cobrir um custo ou despesa cuja possibilidade de ocorrência seja grande, como o caso das despesas processuais. Isso significa que provisões dizem respeito aos lançamentos de valores como se fossem despesas, apesar de ainda não poderem ser classificados como tal.

Penhora
Trata-se da apreensão judicial de bens e ocorre quando um devedor tem os seus bens como garantia de pagamento de uma dívida que não foi paga a tempo. É um pedido emitido por um juiz e o oficial de justiça cumpre o que foi mandado, a fim de garantir o pagamento da dívida, registando o ónus na Conservatória do Registo Predial.

Período de Amortização
Prazo definido contratualmente para a devolução do capital do empréstimo e os juros correspondentes.

Período de Revisão da Taxa de Juro
Frequência em que é revista a taxa de juro aplicada. Em empréstimos de taxa de juro variável, é a frequência em que se reflete as variações do indexante.

Prazo do Empréstimo
Definido contratualmente, trata-se do período de tempo desde a concessão do empréstimo até à liquidação total, acordado pelas partes.

Prédio Misto
Prédio composto por parte rústica (em que não existe qualquer construção) e urbana.

Prédio Rústico
Propriedade em terreno, não permitindo a edificação.

Prédio Urbano
Qualquer construção incorporada no solo de um terreno.

Prémio
Definido como a prestação paga pelo segurado para a contratação do seguro, que se efetiva com a emissão da apólice por parte da empresa seguradora.

Prestação
Montante de capital e juros a pagar com uma determinada periodicidade (habitualmente mensal) para cumprir as obrigações financeiras assumidas pelo mutuário num empréstimo.

Prestação Constante
Modalidades de reembolso de um empréstimo em que as prestações, compostas por capital e juros, se mantêm constantes durante todo o prazo do empréstimo, se não ocorrem alterações nas taxas de juro durante esse prazo. No caso de empréstimos a taxa variável, as prestações só são constantes durante cada período de revisão.

Prestação Progressiva
Modalidades de reembolso de um empréstimo em que as prestações, compostas por capital e juros, vão subindo ao longo do tempo, previamente definido através de um plano, permitindo ao cliente beneficiar de prestações mais baixas no início.

Propriedade horizontal
Resultado de divisão de um edifício em frações, independentes e isoladas, normalmente pertencentes a diferentes proprietários.