fbpx

Glossário Imobiliário

Especialmente pensado para quem exerce atividade no mercado de compra, venda e arrendamento de imóveis, o Glossário Imobiliário agrega todos os termos relacionados com o setor. Encontre a palavra que procura e descubra o seu significado.
Todos | A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V
There are currently 8 termos in this directory beginning with the letter M.
Margem (ou Spread)
Vulgarmente chamado de Spread, trata-se do adicional ao indexante, resultando na taxa final aplicada ao empréstimo.

Matriz Predial
É um documento emitido pelo Serviço de Finanças, onde consta a identificação, localização e descrição do prédio, os dados de avaliação do mesmo para efeitos de impostos, identificação, localização e elementos da fração autónoma, os titulares e a informação sobre as isenções vigentes.

Mediadores Imobiliários
Empresas que atuam no mercado imobiliário, na intermediação de venda ou locação de imóveis, cuja função é aproximar vendedores e compradores.

Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC)
Corresponde ao montante total que o cliente terá de pagar à instituição durante todo o período do empréstimo. Resulta da soma do montante total do empréstimo com os custos do crédito (juros, comissões, impostos e outros encargos).

Mora
Situação em que o devedor de um contrato de crédito incorre caso não pague a totalidade do montante de uma prestação na data devida. A mora converte-se em incumprimento definitivo com a resolução do contrato de crédito.

Mutuante
Parte de um contrato de crédito – quem empresta o capital e recebe o juro. (ver Credor).

Mutuário
Parte de um contrato de crédito – quem recebe a quantia emprestada e paga os juros. (ver Devedor).

Mútuo (ver Contrato de Empréstimo)
Contrato pelo qual o mutuante (banco) disponibiliza o capital ao mutuário (cliente), ficando este obrigado à devolução do capital e juros associados.