fbpx

Glossário Imobiliário

Especialmente pensado para quem exerce atividade no mercado de compra, venda e arrendamento de imóveis, o Glossário Imobiliário agrega todos os termos relacionados com o setor. Encontre a palavra que procura e descubra o seu significado.
Todos | A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V
There are currently 9 termos in this directory beginning with the letter I.
Imposto de Mais-Valias
São os lucros/ganhos apurados pelos contribuintes após a alienação (venda) de um imóvel e que têm de se declarar através de IRS ou IRC.

Imposto do Selo
Trata-se do imposto que incide sobre os atos, contratos, documentos, títulos, livros, papéis e outros factos, previstos na Tabela Geral, ocorridos em Portugal e não sujeitos ou isentos de IVA. Sobre a aquisição é de 0,8%, incidente sobre o valor declarado de compra e venda. Sobre o financiamento com prazos superiores a 5 anos é de 0,6% e incide sobre o montante do empréstimo.

Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
Imposto que é calculado com base no valor patrimonial do imóvel, seja para prédios urbanos ou rústicos, no território português. Pode ter benefícios fiscais quando se compra para habitação própria e permanente.

Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT)
Imposto devido no dia em que se celebra a escritura da aquisição do imóvel. Este incide sobre o valor patrimonial tributário ou sobre o valor declarado na escritura de compra a venda do imóvel, o maior destes dois.

Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)
Imposto que acresce a valores na generalidade dos produtos e serviços.

Inalienabilidade
Ónus que recai sobre o imóvel e que impossibilita o titular da propriedade de alienar/vender a terceiros, durante um determinado período de tempo.

Indexante (ver Euribor)
Taxa de juro utilizada como referência nos empréstimos a taxa variável. O juro aplicável é calculado a partir da taxa de juro nominal, que no caso da taxa variável corresponde à soma do valor do indexante com um spread (margem). A Euribor é o indexante normalmente utilizado. Nos contratos de crédito, o valor do indexante é revisto com uma periodicidade igual à do prazo a que o mesmo se refere (por exemplo, Euribor a 3 meses, Euribor a 6 meses, etc.).

Inscrição Matricial
Inscrição do imóvel nas Finanças após a construção do mesmo, através do MOD. 1 de IMI, que dará origem à Caderneta Predial.

Inscrição Registal
Todos os registos ou informações inscritas no registo predial de um determinado imóvel.